Câncer de mama

Câncer de mama - Dr. Valter Alvarenga

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. Embora exista um aumento da sua incidência nos últimos ano devido ao maior rastreamento por mamografia e ao envelhecimento populacional, a mortalidade tem diminuído devido ao diagnóstico em estágios iniciais e à associação de tratamentos adjuvantes (hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia) ao tratamento cirúrgico.

Os fatores de risco mais importantes são a predisposição genética, exposição a hormônios estrógenos, radiação ionizante, baixa paridade, hiperplasia mamária atípica, consumo de álcool e obesidade. A mastectomia, retirada completa da mama, cada vez menos tem sido necessária. Após a retirada do tumor, quando o tecido remanescente mamário é suficiente para atingir bom resultado estético, pode ser realizado uma cirurgia conservadora da mama (ou seja, retirada de um quadrante ou segmento mamário).

Se, após a retirada do tumor, o tecido remanescente mamário é insuficiente para se atingir bom resultado estético, opta-se pela mastectomia (retirada completa da mama), com possibilidade de reconstrução plástica imediata ou posteriormente. Em algumas mulheres os tumores de mama são muito volumosos, comparados ao tamanho da mama. Nestas situações, conforme Dr. Valter Alvarenga esclarece, o tratamento neoadjuvante pode ser benéfico, pois é capaz de reduzir o volume tumoral e permitir uma possível cirurgia conservadora, além de obter um melhor controle local e sistêmico da doença.

A axila também deve ser avaliada, pois pacientes com axila clinicamente comprometida devem ser submetidas à dissecção axilar. Em pacientes com axila clinicamente negativa, a biópsia do linfonodo sentinela pode evitar o esvaziamento axilar, com suas complicações (dor crônica, disfunção do membro, linfedema).

Em pacientes submetidas à terapia neoadjuvante, a biópsia do linfonodo sentinela pode manter este benefício, desde que a paciente receba radioterapia e terapia sistêmica pós-operatória adequada. Em situações específicas, como pacientes com mutação nos genes BRCA1 e 2, entre outras, a mastectomia bilateral pode ser aventada.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Outras Especialidades
Cirurgia Robótica - Dr. Valter Alvarenga

Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva videolaparoscópica. Após estabelecer os acessos (incisões), o cirurgião introduz a câmera e os instrumentos

Cirurgia Videolaparoscópica - Dr. Valter Alvarenga

Cirurgia Videolaparoscópica

A Cirurgia Videolaparoscópica é a modalidade da cirurgia minimamente invasiva em que introduzimos uma óptica acoplada a uma câmera de vídeo e outros instrumentos cirúrgicos

Melanoma - Dr. Valter Alvarenga

Melanoma

O melanoma maligno é um câncer de pele raro, mas agressivo, pois, mesmo em estágios iniciais pode ser capaz de se espalhar para outros órgãos