Câncer de vesícula

Câncer de vesícula - Dr. Valter Alvarenga

O câncer de vesícula biliar é pouco incidente. Frequentemente são decorrentes de pacientes submetidos a colecistectomia por cálculos, mas também podem ser suspeitados por massas evidenciadas em exames de imagem ou pela presença de icterícia. O fator de risco mais importante é a inflamação crônica ocasionada por cálculos (colelitíase).

A calcificação da vesícula biliar, também chamada de vesícula em porcelana, também é considerada um fator de risco. Outros fatores são pólipos da vesícula biliar maiores que 1 cm, infecção tifoide crônica, colangite esclerosante primária, doença inflamatória intestinal, tabagismo, ingestão de alimentos fritos, história familiar, entre outros.

O Dr. Valter Alvarenga explica que colecistectomia profilática (preventiva) pode ser benéfica para pacientes com alto risco de desenvolver o câncer de vesícula biliar. O manejo cirúrgico é o tratamento de escolha para estes pacientes.