Vesícula biliar | cálculos e pólipos

Vesícula biliar | Cálculos e pólipos

A vesícula é um órgão semelhante a uma pequena bolsa e funciona como reservatório para a bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda a digerir, principalmente, a gordura dos alimentos. Ela é composta por sais e colesterol que, em algumas situações, podem cristalizar e formar cálculos de variados tamanhos.

Cálculos grandes ficam presos na vesícula e podem causar dor. Outros, menores, podem ficar presos no ducto biliar (canal que drena a bile da vesícula para o intestino) e bloquear o fluxo da bile para o intestino. Essa obstrução pode provocar dor ou cólica no lado direito superior do abdome ou nas costas, além de enjoos e vômitos. Uma complicação comum da obstrução do ducto é a pancreatite aguda, uma condição inflamatória do pâncreas potencialmente grave.

Em outras situações podem ocorrer febre, icterícia (amarelamento da pele, das mucosas ou das escleras – a parte branca dos olhos), urina escura, diarreia e inchaço abdominal. Pelos riscos expostos, o tratamento cirúrgico é indicado na grande maioria das vezes. O Dr. Valter Alvarenga realiza este procedimento pela técnica de videolaparoscopia, em que são feitas pequenas incisões na barriga para que se possa fazer o tratamento com segurança e baixo risco de complicações.

O pólipo vesicular é uma lesão semelhante a uma pequena verruga ou caroço, que se projeta da parede para o interior da vesícula. Muitas vezes, nada mais são que apenas cálculos comuns aderidos à parede da vesícula. Outras vezes, no entanto, podem ser a primeira manifestação de tumores benignos ou ainda do câncer de vesícula. Por este ser muito agressivo, é importante diferenciar um pólipo benigno de um maligno, de forma a proporcionar um tratamento adequado.

Em geral, pólipos com mais de 1 cm de diâmetro são removidos cirurgicamente devido ao risco de malignização. Dr. Valter Alvarenga reforça que, na maioria dos casos, a colecistectomia videolaparoscópica pode ser realizada, após avaliação pormenorizada.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Outras Especialidades
Cirurgia Robótica - Dr. Valter Alvarenga

Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva videolaparoscópica. Após estabelecer os acessos (incisões), o cirurgião introduz a câmera e os instrumentos

Cirurgia Videolaparoscópica - Dr. Valter Alvarenga

Cirurgia Videolaparoscópica

A Cirurgia Videolaparoscópica é a modalidade da cirurgia minimamente invasiva em que introduzimos uma óptica acoplada a uma câmera de vídeo e outros instrumentos cirúrgicos

Melanoma - Dr. Valter Alvarenga

Melanoma

O melanoma maligno é um câncer de pele raro, mas agressivo, pois, mesmo em estágios iniciais pode ser capaz de se espalhar para outros órgãos